Como Anunciar seu Site de Graça no Google

Hoje em dia, anunciar seu site no Google é algo fundamental para qualquer empreendedor online ter resultados e gerar receita. Esse é o B, A, BA do marketing digital.

Me atrevo em dizer que esta é uma ação básica e extremamente necessária para todo empreendedor que precisa criar um negócio de sucesso na internet.

Mas… divulgar no Google é caro? É difícil? É demorado?

A resposta para todas essas perguntas é um gigantesco… “depende”.

Afinal, existem inúmeras formas de anunciar seu site no Google.

Algumas são realmente caras, outras são difíceis, mas temos algumas formas fáceis e até grátis… Principalmente para quem está começando.

E o mais importante… são ações e estratégias que geram resultados e que funcionam de verdade.

Existem hoje empresas especializadas em divulgar seu site exclusivamente no Google, fazendo-o aparecer de diversas maneiras dentro dos resultados de pesquisa desse buscador.

Mas, para quem está começando ou não pode investir dinheiro no momento, existem sim, algumas soluções bem legais que irei mostrar ao longo dessa postagem, então leia até o fim

Vou apresentar as principais formas de anunciar gratuitamente no Google e gerar seus primeiros resultados ou aumentar a performance do seu negócio.

Mas antes de começar, você precisa entender como o Google Funciona!

 

As regras primordiais do Google

 

O Google, é hoje um dos principais cases quando falamos de IA (Inteligência Artificial), pois são realmente incríveis as suas analises, a velocidade de entrega e os seus resultados de pesquisa, que são quase sempre muito precisos.

Isso por que as diretrizes principais que regem tais resultados estão intimamente ligadas aos princípios de qualidade do conteúdo e de como esse conteúdo é apresentado ao usuário final (conteúdo + estrutura do site).

E para fazer isso, a IA do Google leva em consideração certos fatores para elaborar e gerenciar cada um desses resultados.

Toda essa tecnologia é implantada diariamente, sempre buscando oferecer resultados de busca cada vez melhores ao mesmo tempo que fornece suporte aos donos de sites, blogs, lojas, etc… do mundo todo.

Falando assim, já dá para imaginar o tamanho da estrutura e toda a complexidade do Google, porém a ideia básica do buscador é bastante simples:

“Fornecer os melhores resultados para qualquer tipo de busca, independente do que seja”, claro que respeitando as suas diretrizes e os fatores de posicionamento.

Falando em fatores de posicionamento, a IA do Google leva em consideração mais de 200 fatores para gerar resultados precisos em qualquer tipo de segmento.

Alguns deses fatores são manipuláveis, outros não, mas no geral é possível trabalhar estratégias muito interessantes.

Chamamos isso de SEO… Basicamente são um conjunto de estratégias que buscam alcançar as primeiras posições no Google, sem que seja necessário pagar por anúncios.

Temos um serviço de SEO completo, conheça nesse link.

Daí já surge uma nova palavra: “Posicionamento Orgânico“, que nada mais é do que o posicionamento natural do seu site, dentro das buscas no Google, aquele que você não precisa pagar.

O buscador é o carro chefe da Google…

Porém vale lembrar que o Google não apenas um buscador, existem uma série de outras ferramentas e funções… Sempre levando em consideração os princípios citados acima.

Em vários casos essas ferramentas estão ligadas diretamente aos resultados de busca…

É ai que mora verdadeiro pulo do gato para quem quer anunciar gratuitamente no Google.

Tais ferramentas que a grande maioria dos usuários sabem que existem, porém simplesmente ignoram seu uso, deixando de lado muito de todo o potencial que o Google nos permite, vamos falar mais sobre isso:

 

Ferramentas para anunciar de graça no Google

 

Google Meu Negócio

Essa é uma das ferramentas do Google onde você poderá anunciar gratuitamente e gerar resultados realmente positivos!

Com ela você poderá inserir fotos, horário de funcionamento, telefone e vários outros dados importantes ao usuário.

Essa é também uma forma muito fácil de mostrar seu site na primeira página do Google, principalmente quando o usuário pesquisa usando palavras-chaves mais segmentadas, procurando por empresas ou serviços específicos.

Essa é também uma verdadeira mão na roda para empresas locais, como mecânicas, desentupidora, entre outras…

Pois será muito mais fácil para sua empresa aparecer na primeira página do Google com todos os dados de acesso importantes, como site e telefone, principalmente quando o usuário que pesquisa está na sua região!

Outra coisa bem legal é que o Google Meu Negócio está ligado ao Google Maps, mostrando sua empresa, no mapa, além de favorecer pesquisas locais.

Outra função legal e pouco explorada é a da criação de sites… Sim a ferramenta Google Meu Negócio, oferece essa funcionalidade gratuitamente, embora seja bem limitada.

Mas é também muito interessante para estratégias de SEO.

Pra quem serve o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é muito indicado para empresas de todo tipo, de todo segmento e de todo tamanho.

Qualquer um pode anunciar sua empresa no Google Meu Negócio Gratuitamente.

Ultimamente essa ferramenta tem sido muito utilizada para projetos avançados de SEO, como o nosso da Divulgando Mais.

Como aparece nos resultados de busca:

SEO Google Meu Negócio

Como configurar Corretamente a Ferramenta:

Basta pesquisar no Google, pelo Google Meu Negócio e clicar logo no primeiro, resultado, como mostra na imagem abaixo:

Acessando o Google Meu Negócio

Depois só ir em “começar Agora”, clicar e preencher o formulário de cadastro, inserindo fotos e dados do seu negócio.

SEO com Google

Dica: Mesmo que seja um negócio 100% digital é realmente aconselhável colocar seu negócio no Google Meu Negócio. Torne essa uma forte estratégia de SEO.

Dica 2: Outra questão muito legal é que se cadastrando-se no Google Meu Negócio, você também vai parar nos resultados do Google Maps, dando ainda mais chances de ser encontrado e acessado.

Adotando o Google Meu Negócio e o Google Maps como estratégias, com certeza você já conseguirá um bom aumento de cliques para seu site.

Mas não paramos por aí, temos ainda muito mais o que discutir!

Temos literalmente o Google Ads Gratuito

Sim, isso é pura verdade, porém é um benefício que o Google não dá para empresas com fins lucrativos, servindo apenas para ONGS e projetos sociais bem específicos, por isso não entrarei em mais detalhes.

Resolvi postar esse tópico apenas por motivos de curiosidade, afinal o foco desse post é fazer empresas crescerem!

 

YouTube

Essa aqui é uma dica de ouro para quem deseja divulgar seu negócio gratuitamente…

Apresente seu produto e/ou serviços em um canal no YouTube, faça o usuário se interessar, mostre na prática, avalie, teste, apresente, review, enfim… Use sua criatividade para gerar publico naturalmente.

Dentro desses vídeos apresente cards, fale sobre seu site, reforce, leve esse usuário ao seu site de forma indireta.

Além dos usuários do próprio YouTube, essa é uma ótima forma de SEO, pois você já percebeu que o Google muitas vezes, dá preferência para apresentar vídeos como resultados, no lugar do próprio site?

vídeos como SEO

Viu como é legal brincarmos com SEO e apresentar nosso negócio ao mundo de forma criativa e certeira?

Mas não para por ai, vou apresentar mais algumas coisas que eu tenho certeza que você irá gostar e lucrar muito!

 

SEO onpage, offpage e SEO de conteúdo

Quer aparecer no Google de graça, faça SEO, existem 3 tipos de SEO,  onpage, offpage e SEO de conteúdo, vou mostrar a diferença entre eles:

SEO Onpage: SEO que é feito diretamente dentro do código fonte do seu site, são as Meta Tags, Tags de Links, Tags de Imagens, atributos HTML, entre tantos outros…

SEO Offpage: Esse é o tipo de SEO mais importante, pois teoricamente ele é muito mais difícil de ser “manipulado”, basicamente as dicas que dei acima, são formas de SEO offpage.

Mas a mais importante e famosa é a de Link Building, onde construirmos os famosos backlinks, que nada mais são do que links em outros sites, que apontam para o seu.

Os backlinks, funcionam como um medidor de importância, por que se outro site, cita e linka seu site, mostra que seu conteúdo é realmente importante e relevante, consequentemente sua relevância para o Google também melhora.

SEO de conteúdo: Nada mais e do que organizar seus conteúdos e textos de forma que “agrada” ao Google, construindo um conteúdo amigável aos buscadores.

Colocando palavras-chaves específicas em pontos estratégicos do texto, quantidade de palavras do texto, html de destaque no texto, entre vários outros fatores.

Esse é o tipo de SEO na moda atualmente.

Qual tipo de SEO é melhor para seu site?

A resposta é TODOS, sim, você precisa trabalhar todas as formas de SEO possíveis para realmente conseguir os melhores resultados e superar a concorrência.

Essa postagem foi apenas para te dar ideia das infindáveis formas de anunciar gratuitamente no Google.

Como falei anteriormente, algumas são fáceis, outras são meio complicadas, mas todo empreendedor precisa ter todas elas trabalhando a favor do seu negócio na internet.

Sei que existem outras, porém fica para uma parte 2.

Por enquanto é só, muito obrigado e até mais!

-->

Rua 01, 158 - Santa Fé do Sul / São Paulo